quarta-feira, 5 de agosto de 2015
TORVOSSAURO
O torvossauro (Torvosaurus) foi um género de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Jurássico. Media em torno de 10 metros de comprimento e pesava cerca de 5 toneladas. Presentemente são reconhecidas duas espécies, Torvosaurus tanneri e Torvosaurus gurneyi. Esta última foi descrita no Jurássico Superior da Formação Lourinhã pelos paleontólogos Christophe Hendrickx e Octávio Mateus[1] .
O torvossauro viveu na América do Norte e também na Europa, que recentemente foi encontrado o resto fóssil de um exemplar em Portugal, que deveria ter 11 m de comprimento. O crânio do animal tem 1,40 m, a mandíbula possui dentes de até 13 cm.
O torvossauro foi sem sombra de dúvida o terror do Jurássico, superou os outros grandes carnívoros da época como: o alossauro, o megalossauro, o ceratossauro, o Yangchuanossauro e o sinraptor (Nem todos os citados acima viveram na mesma época).
O torvossauro podia ser comparado em tamanho com os grandes terópodes do Cretáceo, tinha um crânio de até 1,40 m, para se ter noção, um crânio de tiranossauro tem até 1,50 m, o de um carcharodontossauro tem até 1,40 m. Seus dentes também podem ser comparados, os de um giganotossauro tem até 15 cm, os de um carcharodontossauro tem até 17 cm e os de um tiranossauro até 30 cm. Em comprimento o torvossauro também era quase equivalente, com seus 11 m ficava apenas 2 a 3 m atrás dos terópodes do Cretáceo. Na altura também era muito próximo, sendo da altura de um acrocantossauro, na massa era mais pesado que muitos, com suas 3,5 toneladas era mais pesado até que o acrocantossauro.
Forte, rápido, grande e letal este era o torvosauro, "o terror do Jurássico".
O primeiro exemplar da espécie foi descoberto em 1972.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário