O Acrocantossauro (Acrocanthosaurus, nome que significa "lagarto de grande espinha") é um gênero de um dinossauro terópode que existiu onde hoje é a América do Norte durante o período Cretáceo,
aproximadamente 125 a 100 milhões de anos atrás. Parecido com a maioria
dos gêneros de dinossauro, o Acrocantossauro possui apenas uma espécie,
A. atokensis. Os restos de seus fósseis se encontram principalmente nos Estados Unidos, nos estados de Oklahoma e Texas, apesar de seus restos terem sido encontrados muito a leste como em Maryland.
Acrocantossauro foi um predador bípede. Como o nome sugere, ele é bem conhecido pela grande espinha em sua vértebra,
que provavelmente apoiou os músculos do animal ao longo do pescoço,
costas e quadris. O Acrocantossauro foi um dos maiores terópodes,
aproximando-se dos 5,4 metros de altura e 12 metros de comprimento, e
pesando até cerca de 7,2 toneladas. Grandes pegadas feitas pelos animais foram encontradas no Texas, embora não exista associação direta com os restos ósseos.
Recentes descobertas anunciaram muitos detalhes de sua anatomia, permitindo o foco em sua estrutura cerebral e funções de seus membros anteriores. No entanto, ainda existem debates sobre sua evolução, com alguns cientistas que o classificam como alosaurídeo e outros como Carcharodontosauridae. Acrocantossauro foi o maior terópode de seu ecossistema e provavelmente um predador no ápice (do ecossistema), que provavelmente caçava grandes saurópodes e ornitópodes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário